• Telefone (11) 2503 - 4914
  • Telefone (11) 3904 - 7025
  • E-Mail contato@freinet.com.br

Nossa Proposta

A valorização da pessoa humana!

Nosso Objetivo

O Colégio Freinet Objetiva - Proporcionar o desenvolvimento do aluno através de aulas vivenciais. Direcionando sua aprendizagem para o contexto do dia a dia de sua vida, aprofundando assim o entendimento e a autonomia de se ter a responsabilidade de fazer escolhas pessoais, sociais positivas e humanas.

Assim sendo, baseamos nossa proposta educacional nos seguintes conceitos:

Aprendendo na vida, aprendendo na escola - O Valor do Conhecimento.

‘’Não é possível fazer frente aos males e desencontros de uma época como a nossa - tais como a falta de sentido para existência, a despersonalização, a não ser que a dimensão humana, a dimensão dos fenômenos humanos, seja incluída no conceito de homem’’.
Viktor E. Frankl

Visão Antropológica: A partir de uma visão antropológica o conteúdo desta proposta, tem como núcleo a valorização da pessoa humana.

O cenário de futuro para a educação é, na verdade, o resgate da aprendizagem em que as pessoas desenvolvam ao máximo seu potencial em vez de serem adestradas em habilidades ultrapassadas da sociedade industrial.

O Núcleo Educacional Freinet Objetiva - Desenvolver um trabalho educacional voltado para o novo paradigma do desenvolvimento humano.

Não apenas desenvolvimento cognitivo, um desenvolvimento holístico onde conhecimento e moral são indissociáveis.

Neste limiar, em um novo século e um novo milênio, fez-se necessário erigir um novo conceito de educação que seja capaz de corresponder às complexas exigências ético-políticas de um novo paradigma de desenvolvimento humano.

Quando o ser humano transforma suas capacidades, competências e habilidades em atividade humana nos campos das relações consigo mesmo, com os outros homens, com a natureza, com a esfera de produção de bens e serviços e com a dimensão transcendente da vida, a educação assume a plenitude do seu significado social.

Um bom ponto de partida é ver a educação como uma atividade humana capaz de transformar as potencialidades de um ser humano em capacidade, competências e habilidades.

Seu âmbito antropológico é explicado no artigo 1º da LDB (lei 9394/96) “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, em movimentos sociais, e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais ”.

Portanto, a educação para o desenvolvimento humano traz implícita em seu conceito a exigência de uma pedagogia social que perpassa as diversas formas de vida de uma determinada sociedade.

Isto posto, o Núcleo Educacional Freinet busca seu lugar neste cenário com a preocupação de situar-se num campo onde o aluno é pensado como pessoa, cidadão, tendo como princípio, a solidariedade, a liberdade para:

“Reafirmar a Fé nos direitos humanos e fundamentais, na dignidade e valor da pessoa humana”.
(Preâmbulo da Declaração das Nações Unidas).

Venha nos visitar e conheça a melhor escola da região! Contato